A leitora Maria João Figueiredo fotografou uma planta em Penamacor a 22 de Junho e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
“Digam-nos por favor que espécie é esta? Presente na minha quinta em Penamacor”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma planta do género Delphinium.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias não são muito nítidas, o que dificulta a análise de pormenores essenciais para confirmar a identificação da espécie.
Trata-se de uma planta do género Delphinium, da família Ranunculaceae, que poderá corresponder a uma de duas espécies: a esporinha-dos-jardins (Delphinium ajacis L.) ou a esporinha-dos-campos (Delphinium consolida L.).
Algumas diferenças que podem ajudar na identificação incluem:
- Folhas: A esporinha-dos-jardins (Delphinium ajacis) apresenta folhas mais divididas, quase “desfiadas”, enquanto as folhas da esporinha-dos-campos (Delphinium consolida) são menos recortadas.
- Inflorescências: As flores da esporinha-dos-jardins tendem a estar mais densamente agrupadas ao longo do caule, enquanto as inflorescências da esporinha-dos-campos são mais espaçadas.
- Habitat: A esporinha-dos-jardins é geralmente cultivada como planta ornamental em jardins, enquanto a esporinha-dos-campos ocorre de forma espontânea em campos e prados.
Saber que a planta foi encontrada numa área rural ajuda a restringir a identificação, pois o habitat e a localização, em conjunto com os elementos observáveis nas fotografias sugerem que seja a esporinha-dos-campos (Delphinium consolida), comum em terrenos agrícolas e solos secos. Contudo, devido à semelhança entre as duas espécies, a confirmação ideal exigiria uma observação mais detalhada das folhas e da disposição das inflorescências.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.