O leitor Francisco Gaspar fotografou estas lagartas a 27 de Setembro em Leiria e pediu ajuda na identificação. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Envio, em anexo, algumas fotos na esperança que me possam ajudar a perceber que espécie se trata. As fotos foram tiradas a 27 de setembro de 2024, em Leiria. Encontrei estas lagartas dentro de um pacote de massa guardado na despensa. O pacote (de plástico) estava perfeitamente embalado, mas as lagartas abriram uns furinhos e entraram. Junto das lagartas, haviam uns “pontinhos” brancos e castanhos (fezes?) juntamente com o que parece ser uns fios de seda. Já tinha apanhado uma destas lagartas a roer uma carteira de couro, mas agora chamaram-me a atenção por serem várias e terem conseguido “abrir” um pacote de plástico. Poderá ser uma praga?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-ão de lagartas da família Pyralidae.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas
“Tratam-se, quase de certeza, de lagartas da família Pyralidae. Há várias espécies que se podem alimentar de farinhas e derivados nas nossas dispensas, como a Pyralis farinalis e a Plodia interpunctella, entre outras”, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
As borboletas nocturnas da família Pyralidae são um grupo diverso com mais de 6.000 espécies descritas em todo o mundo. A envergadura de asas para as espécies de tamanho pequeno e médio variam entre os 9 e os 37 milímetros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.