O leitor Iuri Almeida viu esta borboleta perto da Moita a 20 de Junho de 2023 e quis saber qual a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“O meu nome é Iuri Almeida e vivo perto da Moita, na margem Sul. Na noite de 20/06/2023 encontrei em minha casa dois exemplares desta espécie de inseto, que nunca vi antes. Tirei estas fotos antes de os libertar; têm dimensões grandes para o que julgo ser uma traça e um padrão muito bonito nas suas asas que quase parece ter luz própria. Agradecia imenso se pudessem ajudar-me a saber quem foram estes convidados inesperados!”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da borboleta Thysanoplusia orichalcea.
Identificação por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta borboleta nocturna pertence à família Noctuidae e ao género Thysanoplusia. Foi descrita para a Ciência em 1775 por Johan Christian Fabricius.
Tem uma envergadura de asa entre os 36 e os 44 milímetros e ocorre em Portugal Continental, Madeira e Açores.
As lagartas, que são esverdeadas, alimentam-se de várias plantas herbáceas, incluindo de algumas culturas agrícolas entre elas batata e soja.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.