Jessica Freitas fotografou uma lagarta em Fafe, a 1 de Agosto, e pediu ajuda na identificação da espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Vi esta lagarta em Fafe, no dia 1 de Agosto, e queria saber a espécie, pois nunca tinha visto uma”, indicou Jessica Freitas numa mensagem enviada à Wilder.
Trata-se de uma borboleta nocturna da espécie Deilephila elpenor.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta espécie foi descrita para a ciência no século XVIII pelo sueco Lineu, considerado o pai da taxonomia moderna. O nome-comum pelo qual é mais conhecida, mariposa-elefante, deve-se à semelhança da lagarta com a tromba de um elefante, em especial as lagartas que têm uma cor acastanhada.
No estado adulto, esta borboleta nocturna é por vezes confundida com a mariposa-elefante-pequena, mas na verdade são maiores do que aquela. Podem ser encontradas em diferentes habitats, incluindo jardins urbanos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.