Banner

Foto: Helena Geraldes

Palestra online: Como envolver mais voluntários em projectos de ciência cidadã

11.10.2023

Esta quinta-feira ao final da tarde, assista à sessão online de encerramento de um projecto no qual a Wilder foi parceira ao longo dos últimos dois anos, dinamizado pela SPEA, destinado a chamar mais cidadãos a colaborar em censos de aves.

O projecto “Ciência Cidadã – envolver voluntários na monitorização das populações de aves”, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, colocou em curso novas abordagens para chamar mais pessoas a colaborarem em contagens e monitorizações de diferentes espécies, num total de sete censos diferentes – desde as aves comuns às aves noturnas e às gaivotas-de-patas-amarelas, entre outras.

Esta quinta-feira pelas 17h, na sessão de encerramento deste projecto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/EEAGrants, será possível ficar a conhecer os resultados das iniciativas realizadas ao longo de dois anos, desde o início de 2021. Outro dos temas abordados será a informação que foi entretanto obtida com ajuda dos cidadãos, para os diferentes censos de aves.

Nesta sessão pelo Zoom, com inscrição gratuita e duração prevista de uma hora e meia, vai falar-se também de jornalismo e ciência cidadã e de como é participar como voluntário em censos de aves. E por fim, quais são as perspectivas futuras quando ao envolvimento dos cidadãos nestas contagens e noutras monitorizações.

Enquanto parceira deste projecto, no qual o Norwegian Institute for Nature Research (NINA) foi também parceiro, a Wilder publicou mais de 30 artigos no âmbito da série “Conte as Aves que Contam Consigo”. Fique a conhecê-los a todos, aqui.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.

Don't Miss