A leitora Rafaela Fernandes fotografou esta ave a 5 de Agosto na ilha de Isokari, Finlândia, e quis saber qual a espécie a que pertence. Gonçalo Elias responde.
Trata-se de um maçarico-bastardo (Tringa glareola).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“O maçarico-bastardo é uma pequena limícola do mesmo tamanho que o maçarico-bique-bique, com o qual pode facilmente ser confundido”, segundo o portal Aves de Portugal. “Distingue-se desta espécie sobretudo pela parte inferior das asas mais clara, pelos tons mais claros da plumagem, pelas pintas maiores sobre as asas e pelas suas vocalizações diferentes.”
“Muitos guias de campo assinalam o maçarico-bastardo como sendo raro em Portugal, mas esta espécie surge regularmente durante a passagem migratória. Pode assim ser observado principalmente em Março e Abril e novamente em Agosto e Setembro, surgindo por vezes em pequenos bandos. Também pode ser observado no período de invernada, embora nesta época seja claramente mais escasso. É uma espécie associada às grandes zonas húmidas do litoral, embora evite lodos estuarinos e prefira os locais de águas paradas, como arrozais e açudes.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.