O leitor António Casimiro fotografou esta planta em Março perto de Loulé e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Uma amiga mandou-me o vosso link e estou a gostar muito do vosso trabalho! Mando-lhes a foto de uma planta selvagem que me apareceu aqui e que estou a deixar desenvolver por curiosidade! Importam-se de me dizer o nome dela?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma escrofulária (Scrophularia scorodonia).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Diria que se trata de uma escrofulária (Scrophularia scorodonia), também vulgarmente conhecida como erva-do-mau-olhado.
É uma espécie da família Scrophulariaceae, que pode atingir até cerca de 1 metro de altura. É uma planta herbácea, perene e rizomatosa, coberta de pelos curtos, finos e macios.
Possui folhas verde-escuras, ovadas a lanceoladas.
As flores são pequenas, globosas e são formadas por uma corola de tom púrpura. Surgem em inflorescências, com duas a cinco flores, entre março e setembro.
A escrofulária é uma espécie nativa, comum um pouco por todo o território continental.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.