A leitora Isabela Hora fotografou esta espécie a 3 de Agosto em Guimarães e quis saber qual o seu nome e se é macho ou fêmea. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Gostava de pedir que identificasse a espécie que está nesta foto por favor. Se é macho ou fêmea, é possível saber? Foi vista em Guimarães, Portugal, dia 03/08/2023”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma lagartixa-de-Bocage (Podarcis bocagei).
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Na foto vemos uma lagartixa-de-Bocage (Podarcis bocagei).
É uma fêmea. As fémeas tendem a ter uma coloração dorsal acastanhada como na foto (embora por vezes possam apresentar um verde-pálido), enquanto que os machos tendem a ter uma coloração verde mais intensa.
No entanto, a forma que deixa menos dúvidas para identificação do sexo é observar os poros femurais (zona interior da coxa), o que não é o caso desta foto. Nas fêmeas são pequenos e nos machos são maiores.
Esta é uma espécie que mede entre 16 e 20 centímetros, segundo o livro Anfíbios e Répteis de Portugal. É uma espécie endémica do Noroeste da Península Ibérica. Está activa de dia e pode ser observada da Primavera ao Outono.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.