Banner

Foto: Vítor Gomes

Que espécie é esta: cobra-rateira

20.07.2023

O leitor Vítor Gomes encontrou uma cobra numa praia de Matosinhos e pediu ajuda na sua identificação. Guilherme Caeiro-Dias responde.

“Gostaria que me dissessem qual a espécie desta cobra”, pediu Vítor Gomes, numa mensagem enviada à Wilder. “Encontrei-a na praia da Memória no concelho de Matosinhos, apanheia-a e devolvi-a num campo ali perto.”

Trata-se de uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).

Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.

As cobras-rateiras são esverdeadas, com tons castanhos ou cinzas. São animais diurnos e surgem “em qualquer tipo de habitat, desde que possua vegetação e esconderijos”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal (2017).

Tal como o nome comum indica, estas cobras quando são já adultas alimentam-se de ratos e de outros pequenos roedores, lagartixas, crias de aves e também outras cobras, entre outras presas.

Quando são provocadas, as cobras-rateiras podem bufar e morder fortemente, pelo que é necessário cuidado ao manuseá-las. E só fazer isso se se tornar por algum motivo necessário, como terá sido aqui o caso. Usam veneno para imobilizar as suas presas, mas este não é fatal para os humanos, embora possa provocar algum inchaço e mal estar. Ainda assim, muito dificilmente inoculam veneno em pessoas, uma vez que este é produzido nos dentes posteriores.


Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder

A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.

Saiba aqui como apoiar.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss