O leitor Jorge Oliveira fotografou este insecto a 11 de Abril na Serra de Carnaxide e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda para a identificação de um insecto, neste caso um saltão. A minha dúvida está entre ser um Odontura de Macpherson ou um Tettigonia viridissima. Será que me podem ajudar?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma esperança (Tettigonia viridissima).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É uma ninfa de Tettigonia viridissima”, respondeu Eva Monteiro.
Nos adultos, as fêmeas são maiores do que os machos. As fêmeas podem chegar até aos 42 milímetros e os machos até 36 milímetros.
Estes são insectos quase todos verdes, à excepção de uma faixa acastanhada no topo do dorso, e têm antenas finas e muito compridas (ao passo que os gafanhotos têm antenas curtas).
As esperanças são carnívoras – alimentam-se de moscas, lagartas e larvas – e vivem em árvores e arbustos, estando activas tanto de dia como de noite.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.