O leitor Hélder Ferreira fotografou esta ave no estuário do Douro a 28 de Maio e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.
“No domingo dia 28 de Maio de 2023 encontrei este pato no estuário do Douro. Pela cabeça diria ser um êider, mas a cor no resto do corpo não corresponde as cores da espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um êider (Somateria mollissima).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Sim é um êider, macho.
A espécie é característica do Norte da Europa, mas este indivíduo tem-se mantido pelo estuário do Douro há mais de um ano (desde Janeiro de 2022).
“Este pato de grande dimensão caracteriza-se pelo seu seu pescoço curto e pelo bico cuneiforme”, segundo o portal Aves de Portugal. “O macho, com a plumagem preta e branca, é fácil de identificar, a fêmea é acastanhada com listas escuras no dorso e nos flancos.”
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.