O leitor João Limamil fotografou este gafanhoto a 3 de Janeiro no Porto e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Surpreendeu-me encontrar este gafanhoto no centro da cidade do Porto, em Janeiro. Já por dois a três anos consecutivos que é normal ver este, não sei se sempre o mesmo, no meu terraço, em Freguesia Bonfim. Era uma altura de grande mau tempo, muitas chuvas e muito vento frio; surpreendeu-me como é que o insecto aguentava. Não sei que gafanhoto é”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto-do-Egipto (Anadriuma aegyptium).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se do já nosso bem conhecido gafanhoto-do-Egipto. Os indivíduos desta espécie passam o inverno com adultos e costumam escolher locais abrigados como jardins e terraços urbanos. Na primavera acasalam, as fêmeas põem os ovos na terra e os adultos morrem, pelo que o que João observa são diferentes gerações de indivíduos que escolhem o seu terraço para hibernar!
Este gafanhoto alimenta-se de plantas herbáceas e não causa pragas, pelo menos em Portugal.
É muito importante por estar na base da cadeia alimentar, servindo de alimento a todo o tipo de vertebrados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.