A leitora Maria Deonilde Almeida fotografou esta borboleta em Setembro de 2018 no Hospital Amadora-Sintra e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“A minha mãe faleceu no Hospital Amadora-Sintra em Setembro de 2018. Nesse momento aconteceu uma coisa estranha: dentro do Hospital (dois átrios nos separavam da rua) esta borboleta ficou a esvoaçar à nossa volta e pousou na parede à nossa frente. Fotografámo-la e passei a usá-la como ‘papel de fundo’ do meu telemóvel. É uma memória muito emocional mas muito querida. Gostava de saber que borboleta é. Podem esclarecer-me, por favor?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma borboleta-malhadinha (Pararge aegeria).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A malhadinha é uma borboleta irrequieta, que parece estar sempre a voar de forma agitada, talvez porque se trata de uma espécie muito territorial, que não gosta de abandonar o seu posto de observação.
Prefere locais sombrios, incluindo matos densos e florestas, onde se disfarça na penumbra com as suas asas de tons castanhos e alaranjados, mas é fácil de ver também nos jardins.
É comum em Portugal e pode encontrar-se em muitas florestas europeias.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.