A leitora Daniela Branca fotografou esta lagarta a 4 de Outubro no Funchal, Madeira, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Sou a Daniela e encontrei esta lagarta na calçada, debaixo duma árvore alta (alta demais para eu poder alcançar a sua folhagem) com flores de grande corola, na rua 31 de Janeiro, Funchal, Madeira, pelas 21h. Ela estava a ser atacada por formigas e algo aflita, então trouxe-a para casa e pú-la numa caixa de sapatos. Amanhã vou tentar recolher folhagem da árvore para que se possa alimentar. Dei uma vista de olhos na internet e no vosso website mas não consegui identificar a espécie. Saberão vocês identificá-la? E saberão dizer-me que folhagem come?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta caveira (Acherontia atropos).
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta grande e bonita borboleta noturna pertence à família Sphingidae. É uma das nossas maiores borboletas e um dos maiores na classe insecta nas nossas latitudes.
Ficou célebre por dar capa a um filme de Hollywood.
O nome comum vem da marca no tórax dos adultos que lembra uma caveira.
As lagartas alimentam-se de plantas da família da batata e também de folhas de oliveira. Come rama de oliveira, de freixo e de batata, entre outras.
Esta lagarta está num dos primeiros instar (uma das fases de evolução).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.