A leitora Alexandra Sá Pessoa fotografou esta ave a 21 de Agosto em Montemor-o-Novo e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Observada num galinheiro a matar uma galinha em Montemor o Novo, Alentejo”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um açor (Accipiter gentilis).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“Trata-se de um açor juvenil”, explicou Gonçalo Elias.
Esta ave de rapina, classificada com estatuto de conservação Vulnerável em Portugal, tem barras horizontais no peito e abdómen, e um tom acinzentado no dorso. Mas os imaturos têm riscas verticais em vez de barras horizontais segundo o portal Aves de Portugal.
“O açor tanto pode ser encontrado a voar por entre a ramagem das árvores de bosques densos, como planando acima das mesmas em correntes térmicas ascendentes.”
Esta “é uma espécie pouco comum, dependente de zonas florestadas. Sendo residente, ocorre durante todo o ano, podendo mais facilmente ser observado no início da Primavera durante as paradas nupciais. É mais frequente a norte e junto ao litoral que no sul.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.