O leitor João Luís Aldo de Araújo encontrou esta mosca na ilha Terceira a 27 de Julho e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.
O insecto foi fotografado nos Viveiros da Falca, freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos, ilha Terceira (Açores). O leitor pergunta se será uma será uma Syritta pipiens.
Trata-se de uma mosca Xylota segnis.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É um macho de Xylota segnis (família Syrphidae).
Nos Açores pode ser confundida com a Syritta pipiens pois tal como esta apresenta os fémures posteriores engrossados.
No entanto existem diferenças na coloração que permitem separar facilmente as duas espécies. Por exemplo, X. segnis apresenta uma grande área alaranjada no abdómen, enquanto que em S. pipiens o abdómen possui manchas amareladas aos pares.
Os adultos de X. segnis visitam flores de várias espécies tais como pilriteiro (Crataegus), heras (Hedera) ou umbelíferas. Por sua vez, as larvas desenvolvem-se em matéria vegetal em decomposição.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.