O leitor Artur Cadete fotografou estes escaravelhos a 13 de Julho de 2019 no seu jardim em Fontão-Angeja e quis saber qual a espécie a que pertencem. Eva Monteiro responde.
Tratam-se de vacas-louras (Lucanus cervus).
Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Este é o maior escaravelho em Portugal. Os machos podem atingir oito centímetros de comprimento.
Aquilo que torna as vaca-louras inconfundíveis são as proeminentes mandíbulas que usam para defender o território, a coloração castanha avermelhada e um acentuado dimorfismo sexual – a cabeça e as mandíbulas do macho são muito maiores que as da fêmea.
A época de reprodução acontece durante apenas dois ou três meses, durante o Verão, altura do ano em que o Lucanus cervus vive acima do solo. De resto, passa vários anos como larva ou como pupa, vivendo nas raízes de árvores antigas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.