A leitora Nádia Jorge fotografou esta lagarta e esta crisálida em Amor, Leiria, entre 28 de Fevereiro e 4 de Março e gostaria de saber qual a espécie. Eduardo Marabuto responde.
“Encontrei uma lagarta no meu abacateiro no dia 28 de fevereiro. E no dia 4 de março encontrei no mesmo lugar um casulo castanho e dourado. Gostaria de saber se é da mesma lagarta e que espécie é esta. Muito obrigada a vossa página tem me ajudado muito a conhecer e a proteger as lagartas de várias espécies de borboletas”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma borboleta bela-dama (Vanessa cardui).
Espécie identificada por: Eduardo Marabuto, entomólogo.
“Trata-se de uma lagarta de Vanessa cardui. Estaria no abacateiro apenas para encontrar um local adequado para crisalidar, o que eventualmente fez. Provavelmente haveria malvas ou cardos em baixo, onde se terá alimentado algumas semanas antes”, explicou Eduardo Marabuto.
Esta é uma borboleta com 70 milímetros de envergadura de asa, sendo que as fêmeas são maiores do que os machos. É de cor castanha, laranja e com pintas brancas.
Os adultos voam de Março a Outubro.
As lagartas desta espécie são espinhosas e de coloração entre o preto e o castanho.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.