PUB

Foto: Amália Ricardo

Que espécie é esta: ovos de caracoleta?

10.12.2021

A leitora Amália Ricardo fotografou uns pequenos ovos em Lisboa e pediu para saber a identificação da espécie. Gonçalo Calado responde.

Os ovos foram fotografados no início de Novembro na Escola de Santo António, na freguesia de Alvalade, em Lisboa. Amália Ricardo, professora nesta escola, encontrou estes pequenos amontoados na terra, num canteiro com milho seco situado no espaço da horta escolar.

Poderão tratar de ovos de caracoleta (Cornu aspersum), embora esta identificação careça de confirmação.

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e professor da Universidade Lusófona.

De acordo com este especialista, esta “é a altura certa” para se encontrarem ovos destes moluscos, que tal como os ovos da fotografia assemelham-se a pequenas esferas em tom branco-pérola. As caracoletas “reproduzem-se no Inverno e em geral cavam buracos (ninhos) no solo”, explica Gonçalo Calado.

A caracoleta Cornu aspersum distribui-se por um vasto território, desde as Ilhas Britânicas e a Península Ibérica, passando pelo Noroeste Africano, até ao Egipto e à Turquia.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.

Don't Miss