A leitora Maria João Cardoso encontrou, por acaso, um ninho com ovos a 2 de Abril na região de Odemira e pediu para saber qual a espécie. Carlos Pacheco responde.
“No decorrer de uma queimada encontrei este ninho por baixo de arbustos e de uma série de troncos. Sabem de que pássaro é?”, escreveu a leitora à Wilder.
Parecem ovos de chasco-ruivo (Oenanthe hispanica).
Espécie identificada por: Carlos Pacheco, biólogo e técnico em projectos de conservação e monitorização de aves selvagens.
O chasco-ruivo é um migrador estival que pode ser observado em Portugal de Março a Setembro.
Os machos adultos têm uma máscara e as asas pretas e o resto do corpo é de tons alaranjados, segundo o portal Aves de Portugal. “A cauda tem as penas centrais pretas, sendo as restantes penas
predominantemente brancas.”
Frequenta terrenos incultos com algumas pedras e também eucaliptais jovens.
Carlos Pacheco alerta para o perigo de uma aproximação a ninhos que tenham ovos, uma vez que os progenitores podem abandoná-los, comprometendo assim a sua sobrevivência.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.