A leitora Maria José Atalaia observou esta espécie a 2 de Abril em Lisboa e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Este insecto foi fotografado em Lisboa, no meu jardim. Curiosamente, e apesar de possuir algumas flores e plantas, vejo bastantes sempre e apenas dentro das flores designadas por copo de leite, também conhecidas como jarros. Chegam a coexistir, vários, dentro da mesma flor”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um escaravelho-das-flores (Oxythyrea funesta).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Este é um escaravelho Oxythyrea funesta, uma espécie muito abundante em todo o país e boa polinizadora.
“Encontra-se com frequência em jarros, muitas vezes vários indivíduos em cada flor como descreveu a D. Maria José, mas também em flores de muitas outras plantas”, descreveu o perito.
Os adultos aparecem no início da Primavera, com um pico entre Maio e Julho, e alimentam-se de pólen e néctar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.