A leitora Mónica Paiva fotografou este aracnídeo em Santo Estevão, Benavente, a 25 de Setembro de 2020, e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.
Trata-se de um lacrau-pedeiro (Gluvia dorsalis).
Espécie identificada por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
Este é um solífugo, vulgarmente chamado de lacrau-pedeiro no Alentejo.
É uma espécie que pertence aos aracnídeos, cujos membros mais famosos são as aranhas e os escorpiões.
Os solífugos têm oito patas e pertencem à ordem Solifugae (este nome vem do Latim e quer dizer “os que fogem do Sol”). Ainda assim, muitas espécies destes animais são diurnas e crepusculares.
Estes animais, normalmente de tamanho pequeno, não têm glândulas de veneno.
Abrigam-se debaixo de pedras e em cavidades pré-existentes, como tábuas e telhas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.