A leitora Anabela Araújo fotografou esta planta a 19 de Julho perto do rio em Arcozelo, Ponte de Lima, e pediu ajuda na identificação. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.
Trata-se do poejo (Mentha pulegium).
Espécie identificada e texto por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas ([email protected]).
Vulgarmente conhecida como poejo, trata-se da espécie Mentha pulegium L., pertencente à família Lamiaceae.
Esta planta aromática tem um lugar especial na culinária alentejana, sendo também usada popularmente no tratamento de problemas do sistema digestivo.
Floresce entre Junho e Agosto, ocorrendo de norte a sul de Portugal, particularmente em solos húmidos ou temporariamente alagados.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.