Banner

Foto: Anja Odenberg/Pixabay

Quercus destaca natureza como aliada no combate aos grandes problemas da Terra

22.04.2020

A natureza é uma poderosa aliada no combate às alterações climáticas, incêndios, erosão dos solos, cheias, à poluição da água e à proliferação de espécies invasoras, lembra a Quercus no Dia Mundial da Terra.

 

Neste momento está a decorrer um projecto europeu, ALICE, para demonstrar a importância do mundo natural nestes combates do planeta. Em Portugal, o projecto decorre na região da bacia do rio Paiva, “assolada pelas cheias de Dezembro passado e fogos recorrentes que, nos últimos dez anos, atingiram mais de metade da sua área”, escreve a Quercus, em comunicado.

O grande objectivo é usar soluções baseadas na natureza para gerir melhor as paisagens atlânticas e melhorar os serviços prestados pelos ecossistemas e biodiversidade.

Entre essas soluções está, por exemplo, a gestão da floresta – recuperação da mata ripícola ou a reintrodução de floresta autóctone em áreas ardidas – para minimizar problemas relacionados com a qualidade e quantidade da água, proliferação de espécies invasoras, risco de incêndio e os efeitos das alterações climáticas.

O projecto ALICE está a funcionar através de workshops regionais com entidades, agentes locais e cientistas para identificar potenciais soluções baseadas na natureza e implementá-las a nível local. Além disso, nesses workshops são identificados os maiores obstáculos a que isso aconteça.

Até ao momento decorreram já dois workshops, dinamizados pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com o apoio da Quercus. O primeiro identificou os problemas ambientais prioritários daquela região e o segundo avaliou e selecionou as soluções mais adequadas para os resolver.

“O terceiro e último workshop permitirá aos participantes conhecer os resultados gerados pelo projeto para o caso de estudo português e, com base nestes, discutir os cenários mais favoráveis a desenvolver na região”, explica a Quercus.

A equipa do projeto está agora a “desenvolver modelos de previsão da alteração na oferta de serviços de ecossistemas e biodiversidade, face à evolução do uso do solo e à capacidade de resposta às alterações climáticas, procurando perceber os benefícios gerados pela introdução” destas soluções à escala da bacia hidrográfica do rio Paiva.

Os modelos serão incorporados numa plataforma multimodelo user-friendly (K.Lab), direcionada a decisores políticos, gestores do território e a outros responsáveis.

Durante a semana de comemoração do Dia da Terra, a Quercus vai publicar, nas suas redes sociais (Facebook e Twitter), pequenos vídeos ilustrativos do trabalho desenvolvido pelo projeto ALICE.

Este projecto, co-financiado pelo Fundo Europeu de desenvolvimento regional (FEDER), envolve 11 parceiros em Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, França e Reino Unido, incluindo universidades, institutos de investigação, gestores locais e nacionais, ONG e PME.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss