A leitora Diana Teixeira de Carvalho fotografou esta borboleta a pôr ovos a 18 de Abril em Grijó e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
“No dia 18 de Abril, por volta das 21h30, encontrámos esta borboleta a deixar uns ovos na borracha da nossa janela da sala. Não a conseguimos identificar, pois ela é muito maior do que as que costumamos ver por aqui. Tem cerca de 7, 8 cm de altura e talvez 4 cm de largura. Quando terminou de desova, voou e nunca mais a vimos”, descreveu a leitora à Wilder.
A espécie que observou é uma borboleta Macrothylacia rubi.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma borboleta nocturna que pertence à família Lasiocampidae. Ocorre desde a Europa Ocidental à Ásia Central e Sibéria.
As asas dos machos têm uma envergadura de entre 40 e 65 milímetros. Normalmente, os machos têm as asas de uma acastanhado mais avermelhado e as fêmeas têm as asas mais pálidas e ligeiramente maiores.
As lagartas hibernam entre Setembro e Março. De Maio a Julho é o período de voo por excelência.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.