Cerca de 40 alunos do 7º ano limparam um troço da Ribeira da Sabugueira, afluente do rio Dueça, (distrito de Coimbra), no dia 13 de Junho, informou a Câmara Municipal de Penela.
Plásticos, garrafas, tecidos, componentes de um carro, e até mesmo uma gaiola foram recolhidos pelos 39 alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro.
O troço da ribeira que agora está limpo fica entre a ponte antiga da Venda dos Moinhos e a localidade das Ferrarias.
A limpeza surgiu no âmbito da disciplina – Cidadania e Desenvolvimento, coordenada pela professora Paula Dias, e contou com o apoio do município de Penela.
Preservar o património natural local foi um dos objectivos desta limpeza, a par de “sensibilizar os jovens para a importância da separação do lixo e o seu encaminhamento para adequado destino final (tratamento)”, explica a autarquia em comunicado enviado hoje à Wilder.
“Desde que comecei a participar nestas ações passei a fazer a reciclagem em casa”, confessou uma aluna, durante a limpeza que livrou aquele troço da ribeira de lixo não biodegradável.
No entender da autarquia, “esta acção, dinamizada pelos jovens penelenses, evidencia a defesa do ambiente, bem como, o apreço pelo território”.
Este ano, a Câmara Municipal de Penela tem a decorrer o projecto de educação ambiental Do rio ao mar, sem lixo, para promover acções de protecção ambiental.
O concelho tem zonas de galerias ripícolas, importantes para a biodiversidade e ecossistemas, nas margens do rio Dueça (um afluente do rio Ceira) e do Rio de Mouros (afluente do Rio de Anços) e das suas inúmeras ribeiras, como a da Sabugueira.